No passado dia 2 de Maio o Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Joaquim Mourato, adiantou, em primeira mão à Revista Sénior, que os próximos três meses de verão podem ser meses de aprendizagem para os mais velhos.
Joaquim Mourato, Presidente do IPP |
Quase a terminar mais um ano lectivo no IPP, e com as inscrições de alunos com mais de 50 anos a crescerem consideravelmente nos cursos gerais para maiores de 23 anos, Joaquim Mourato falou-nos de que passados cerca de seis anos e apesar de não ter sido bem-sucedido está em plano de estudo a reabertura de uma Universidade Sénior no Instituto.
Questionado sobre quais as causas que fizeram com que o politécnico sénior não tivesse sido bem-sucedido Mourato afirmou apenas que "não houve vontade, não houve procura" e assumiu ainda que "o projecto foi mal montado."
Contudo e apesar de já existir uma universidade sénior na cidade, o presidente garante que "o IPP está a fazer um grande trabalho em qualificar gente activa".
Desta feita a preparação deste novo projecto vai ser realizada de forma diferente, não apresentando uma formatação concreta dos objectivos da universidade sénior, mas sim apresentar um programa que corresponda às necessidades desses mesmos alunos. Para tal Joaquim Mourato afirmou que será necessário "criar um grupo de pessoas com disponibilidade para ensinar e aprender e com interesse e motivação de explicar esse mesmo projecto".
Admitindo que a Universidade Sénior poderá ser a realização de um sonho para muitos, Joaquim Mourato acredita que relacionar à educação, ao ensino e à formação esta fase da vida é muito interessante pois "transmite a ideia de que ainda se está a fazer alguma coisa, ainda se tem coisas para aprender e isto é a continuidade e não de término da vida."
Joana Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário