quarta-feira, 16 de maio de 2012

Poesia: "Amores Tropicais" venceu na categoria Sénior

Francisco Mateus, o vencedor na categoria Sénior
Francisco Mateus
Francisco Mateus é o grande vencedor do XVII Concurso de poesia, organizado pela Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na categoria Sénior, com o poema Amores Tropicais.
A cerimónia oficial da divulgação e entrega de prémios decorreu ao início da tarde desta quarta-feira, 16 de Maio, no auditório da Secundária elvense, perante uma grande plateia maioritariamente juvenil mas onde também alguns seniores marcaram presença.
Dando continuidade a uma prática que vai já na XVII edição, a Secundária D. Sancho II resolveu desta vez inovar premiando também um aluno do primeiro ciclo (categoria infantil) e outro aluno da Universidade Sénior, para além dos jovens da Secundária. Na categoria Juvenil a grande qualidade de trabalhos foi marcante e obrigou o júri a atribuir dois prémios nesta categoria.
Visivelmente emocionado, Francisco Mateus, adiantou que este poema foi escrito e é dedicado a uma moça que conheceu em Cabo Verde, onde cumpriu o Serviço Militar e onde, confidenciou, também fez "as suas diabruras".
Amores Tropicias é, nas palavras do júri um "hino ao amor tipificado na metáfora da Sereia".

...
E se entre a chuva setires sabor a sal,
São lágrimas minhas por saudades tuas.
...
Luís Porfírio

4 comentários:

  1. Está de parabéns o nosso amigo Francisco.
    O poema é lindo.
    É bom conhecer gente como ele.
    Um abraço de parabéns

    ResponderEliminar
  2. Sempre em frente Amigo
    A trsiteza não existe. Quando estamos tristes, é porque a felicidade voltou a despistar-nos naquele longo caminho atrás dela.
    Um abraço da colega Fátima

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Pai.
    Finalmente.... o teu mérito é reconhecido.
    Um beijo grande da tua filha Maria

    ResponderEliminar
  4. Parabéns já sabíamos que tinha grande saber e jeito para a Poesia. Agora confirma-se e deve ser um estímulo para continuar e nunca desistir.Votos de Longa Vida e Bons Poema Escritos Reais e Outros Virtuais do sempre amigo Alberto Nogueira

    ResponderEliminar