quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nutrição e Saúde Oral reuniu mais de 100 seniores

Foi no Centro de Congressos do município de Portalegre, que no dia 24 de Abril, pelas 10 horas, teve início uma sessão de esclarecimento sobre saúde e bem-estar na terceira idade, reunindo mais de uma centena de participantes.
O Centro de Congressos acolheu o workshopInserida nas comemorações do décimo aniversário da “Vivacidade Sénior” a palestra, com uma duração que superou as duas horas, contou com uma plateia recheada de seniores onde se incluíram 60 espanhóis e mais de 80 portalegrenses.
Pedro Barbas, responsável pelo projecto, confessou à revista Sénior que “a finalidade é proporcionar aos seniores de Portalegre entretenimento e uma melhor qualidade de vida”. 
“Saber Comer de Forma Saudável” e “A Saúde Oral está ao Alcance de Todos”, foram os temas abordados pela nutricionista Ana Trindade, do Gabinete de Dietética, pela higienista Oral Ângela Couto e por Maria do Rosário Pires, do Gabinete de Saúde Pública, que fizeram questão de alertar e prevenir para eventuais problemáticas. 
No decorrer destes workshops, os seniores tiveram ainda pela frente o desafio de por à prova as suas capacidades físicas, um repto lançado pelo responsável do projecto e bem aceite pelos participantes.
De uma forma natural este desafio traduziu-se em muita animação tal como nos deu conta Rosa Gadelha, um dos membros do grupo “Vivacidade Sénior” que manifestou o seu agrado simplesmente porque “as actividades até nos fazem bem, pois parar é morrer”. Esta sénior não esconde que gosta “de ir para a ginástica e de lá estar até ao fim da minha vida”.
No final a comissão organizadora mostrou-se satisfeita e optimista relativamente às actividades desenvolvidas para a prática de um envelhecimento activo e os responsáveis pelas temáticas abordadas acreditam que “de facto são necessárias estas palestras e estes temas, pois a população ainda desconhece certos hábitos que deveria ter”. Por outro lado Pedro Barbas adiantou ainda que “o desafio neste momento é tentar manter a qualidade do projecto com o número cada vez mais elevado de inscrições e com cada vez menos recursos humanos”.
O dia terminaria por volta das 16 horas, depois de uma visita guiada pela Fábrica Robinson. 
Joana Santos

À conversa com ... José Mata




José Mata
é aluno da Universidade Sénior de Elvas e acedeu em falar connosco para nos contar um pouco da sua história de vida e das novas experiências que está a viver aos 63 anos de idade.


José Mata
Foi há três anos que conheceu a Universidade Sénior, acabado de se reformar depois de 34 anos de trabalho ao serviço de uma instituição bancária. Enfrentar uma nova vida sem horários e com muito tempo disponível, fê-lo pensar na forma de ocupar as muitas horas que tinha para si durante o dia.
Ficar em casa afastado de tudo e de todos era impensável até porque desde há muito que estava habituado ao relacionamento e contacto com amigos e conhecidos, e ele sentia-se ainda um homem ativo e dinâmico e não pensava parar.
Regressar aos bancos de escola era a alternativa que lhe permitia continuar a viver e desfrutar. Voltar aos seus tempos de juventude era possível apesar dos seus 63 anos. Entrou para a Universidade Sénior de Elvas e diz-se ”realizado e satisfeito com o trabalho que executa”.
Sente-se apoiado pelos seus, esposa, filhas e netos, que o estimulam e ajudam nesta nova fase da sua vida.
“Não posso ficar parado em casa a pensar nos problemas e na vida, nem aconselho a ninguém que o faça”, confessou-nos numa entrevista que desenvolveremos na íntegra e que poderá ler no próximo número da Revista Sénior.

A não perder.
António Pinto

terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Seniores nos "10 Anos de Vivacidade"

No âmbito do programa “ 10 anos de Vivacidade Sénior “ lançado pela autarquia portalegrense, decorrem entre 23 e 24 de Abril, nas antigas instalações da Robinson, em Portalegre, diversas actividades dirigidas ao público dos 8 aos 80 anos. 
O dia 23 foi marcado por visitas várias às antigas instalações da Fábrica Robinson de alunos das escolas de Portalegre acompanhados por antigos funcionários daquela unidade fabril e por membros da Fundação Robinson. 
Estas visitas realizam-se às 10, 11 e 14 horas e destinam-se não só aos mais jovens, como também ao público em geral. 
Para Pedro Barros responsável por este Projeto esta é "uma forma de dar a conhecer aos jovens de hoje, e visitantes em geral, um pouco da história da cidade e do passado desta fábrica que tanto marcou a vida dos portalegrenses".
Para terça-feira dia 24 está prevista a realização de vários workshops de saúde oral e de nutrição, que contam com a presença de 150 seniores portugueses e 70 seniores espanhóis, da localidade de Los Santos de Maimona, em Badajoz. Estes seniores vindos da vizinha Espanha são participantes do SéniorLab, um Centro de Experiências Tecnológicas para Seniores , inserido no Projeto Cetiex.


Contamos trazer aqui mais informação.
 António Pinto

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aniversário na Sénior

Podia ter sido uma segunda–feira como tantas outras. 
Mas esta acabou por ser diferente para assinalarem o aniversário de Carlos Beirão, o professor de Português. 

Um pequeno almoço diferente

Os alunos inscritos nesta cadeira resolveram festejar este dia com um bolo e alguns petiscos que tornaram esta manhã diferente. 
Afinal ”cumprir 42 anos não acontece todos os dias”, dizia uma das alunas com quem falei a propósito desta pequena festa. 
Tinha sido preparada com antecedência e com a ajuda de todos. E resultou. 
Esta foi a forma diferente de mostrar o carinho e a amizade que nutrem por este companheiro, porque de um companheiro que se trata, e mais do que isso de “ um amigo “, dizia uma outra aluna. Para Carlos Beirão, o professor homenageado, “esta é uma amizade que vai amadurecendo com o tempo”
Conversa puxa conversa e a festa lá continuou no convívio mais são que se possa imaginar. 

Afinal ser-se sénior tem as suas vantagens.
Texto: António Pinto
Imagem: Luís Porfírio


terça-feira, 17 de abril de 2012

Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações

Preocupa-o envelhecer? Ou o seu papel na sociedade quando tiver 60, 70 ou 80 anos? Há muito para viver depois dos 60, e a sociedade está a valorizar cada vez mais a contribuição das pessoas idosas.  É isso que significa envelhecimento activo: tirar mais e não menos partido da vida à medida que se envelhece, tanto no trabalho como em casa ou na comunidade. E isso não só afecta cada pessoa individualmente, mas também a sociedade no seu conjunto.

O Facebook não é só para jovens

Já não são só os mais novos que utilizam e potenciam as redes sociais. Isabel Moreira, aluna do curso sénior de Ciência, Tecnologia e Cidadania na Universidade Técnica de Lisboa (UTL), montou, em conjunto com os colegas, uma rede social na plataforma Ning, um serviço que permite a qualquer pessoa criar uma rede social própria. E também já fizeram um livro electrónico.

Ser Sénior é ser Rei

Ser sénior é ter o doce sabor de viver, ser solidário com a natureza, com as crianças…com todos. Ser sénior é ser feliz. É ter a idade da inocência, do saber e do amor. Saber histórias…aquelas que a vida lhe ensinou. Ser sénior é ser rei…é ser maior! (anónimo)