segunda-feira, 4 de junho de 2012

Terminou o ano letivo na Universidade Politécnica Sénior


Os alunos da Universidade Politécnica Sénior de Elvas confraternizaram esta tarde num almoço convívio a marcar o final de mais um ano letivo.
 Cerca de 180 pessoas, alunos e professores, reuniram-se num restaurante da Cidade em ambiente de convívio e de boa disposição.
A Universidade Sénior completa assim mais um ano a cumprir os objetivos a que se propôs em 2007, quando arrancou com esta iniciativa apenas com 42 alunos.
Para Rondão de Almeida, Presidente da Edilidade “foi um dos projetos com maior alcance que a câmara conseguiu realizar”.
Rondão Almeida adiantou ainda que se propõe continuar com o mesmo “e se possível amplia-lo com novas atividades volta das essencialmente para a área ambiental ”.
No ar ficou a promessa do edil de “melhorar este projeto com o aumento de disciplinas, e enriquecer assim o currículo da Universidade”.

Satisfeitos também se mostravam os alunos que ao longo de cinco anos frequentaram as diversas disciplinas.
Para a maior parte desses alunos “tem sido uma experiência bastante positiva e que querem continuar a repetir ”.
Orgulham-se do espaço que o município lhes reservou, e consideram bastante interessante “continuar a aprender apesar da idade”.
A mesma opinião é partilhada por alguns dos docentes “ que consideram todos bons alunos que aprendem com facilidade, e merecem a atenção que lhes estamos a dar”.

Joaquim Folgado que leciona Informática, uma das cadeiras preferidas dos alunos seniores, considera “que são pessoas adoráveis, que têm uma motivação extra que os leva a encaixar o que lhe transmitimos, por isso considera o balanço positivo”.
A festa prolongou-se pela tarde e no final foram entregues diplomas a todos os alunos.
A Universidade Politécnica Sénior de Elvas vai ter férias até setembro, mas os alunos esperam com ansiedade o início de mais um ano letivo, com novas atividades e poder continuar a ocupar os seus tempos livres. 

António Pinto

Veja mais fotos em aqui

sábado, 2 de junho de 2012

Tuna Sénior de Portalegre volta aos ensaios

Após noite de atuação de tunas do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Festa de Beneficência na Discoteca Património, evento no qual a Tuna Sénior da cidade esteve presente, esta volta aos estúdios da Escola Silvina Candeias para retomar ensaios. 
Pouco passava das 10 horas da manhã de 1 de Junho, quando se começaram a ouvir os primeiros acordes, tanto em violas e cavaquinhos, como nas vozes dos tunantes seniores que constituem esta tuna há cerca de sete anos. Formada por 18 alunos, o ensaio de hoje contou com a presença de 13 elementos, onde apenas três eram vozes masculinas.
Durante cerca de uma hora, muitas foram as músicas cantadas e tocadas pelo grupo, de entre as quais se destacam “Flor da Murta”, canção interpretada pela Tuna Papasmisto, “ Cinderela”, a tão popular canção de Carlos Paião e ainda “Amar como Jesus Amou”, de José Cid. Tendo em conta que se trata de uma Tuna Sénior e segundo o professor Carlos Vilhalva “o reportório está muito vocacionado para canções das suas gerações, mas é uma coisa que estamos a tentar mudar, embora não seja fácil porque eles também não querem mudar”.
Em conversa com a fundadora e coordenadora da escola, onde se desenvolvem algumas atividades da universidade sénior, Silvina Candeias, também ela uma das vozes da tuna, afirmou que o objetivo desta Universidade não é apenas a ocupação do tempo para as pessoas desta faixa etária mas sim “um aprender de coisas que na altura não tiveram oportunidade, porque tinham os seus filhos” e sobretudo porque hoje tem já os seus netos”.
No final a satisfação era visível no rosto de todos os tunantes, tanto que Branca Costa de 65 anos, aluna da Universidade Sénior há sete anos e uma das primeiras vozes da tuna, garante que desde o primeiro dia em que entrou nunca mais faltou e que “foi uma das melhores coisas” que fez na vida, justificando com o facto de “depois de enviuvar fiquei isolada da vida, e cai em depressão”. Para além de frequentar a tuna, a “Branquinha” como é tratada por todos, admite ter carta-branca para entrar e fazer tudo o que quiser na universidade, desde os pilates até às danças passando muitas vezes por convites para saídas a discotecas, afirmando ainda que “se tivesse ficado em casa não sabia o que era feito da minha pessoa, pois a escola deu-me alma, deu-me vida e o melhor que tenho na minha semana é este pedacinho de tempo que venho ao ensaio da tuna”.
Contando com algumas deslocações já realizadas a outros pontos do distrito, a Tuna Sénior irá atuar já no próximo dia 16 de Junho, no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre (CAEP), numa festa que tem por missão a sessão de abertura da festa anual da Escola Silvina Candeias.
Joana Santos

terça-feira, 29 de maio de 2012

Um dia na Ginástica


A para da hidroginástica também a ginástica faz as delícias de um cada vez maior número de seniores. Sob a orientação do Professor Brito e uma hora em cada semana, estes alunos exercitam-se com uma agilidade surpreendente.
Evoluindo no aquecimento
Evoluindo no aquecimento
Certo é que a prática da ginástica traz muitos benefícios aos alunos desta faixa etária, benefícios físicos e mentais, tanto aos jovens como aos menos jovens. Na verdade também os graúdos beneficiam com o exercício físico, melhorando a sua postura, mobilidade e até a respiração e resistência. 
Por outro lado, a prática do exercício físico é chave de sucesso para a prevenção de muitas situações anómalas tais como a obesidade, a diabetes e as graves doenças cardiovasculares.
Apetece-nos dizer "Mexa-se... pela sua saúde".
Veja o vídeo aqui ou em alternativa aqui.

Luís Porfírio

domingo, 27 de maio de 2012

Um dia na Hidroginástica

A hidroginástica é seguramente uma das disciplinas mais desejadas pelos alunos da Universidade Politécnica Sénior de Elvas. Aqui os alunos divertem-se enquanto exercitam os seus corpos, sob a orientação atenta e vigilante da professora Conceição Miguéns.
Momentos de descontracção
Ao longo de duas manhãs e de uma tarde pelo meio, durante uma hora, as turmas de seniores aprendem como se movimentar dentro de água, praticando alguns exercícios especialmente orientados para esta faixa etária e libertam-se de preconceitos sem o obstáculo da idade. Pulam, saltam, tentam braçadas como se de verdadeiros nadadores se tratasse, debaixo de uma temperatura que chega a superar os 30 graus centígrados.
Receberam a nossa equipa de reportagem com um sorriso aberto e também com um obrigado, por estarmos ali a desfrutar com eles esta hora dedicada ao desporto.
Veja o vídeo aqui ou em alternativa aqui.

António Santos e Luís Porfírio

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fazer anos é conquistar o tempo e não deixar que ele nos conquiste

Mais uma festa de aniversário na Universidade Sénior de Elvas.
Fátima Ferrugento
A escassos dias de terminar o ano letivo em curso, os alunos reúnem-se em mais uma manhã de convívio.
Festejar um aniversário é sempre motivo de alegria, especialmente entre aqueles que partilham há anos as manhãs e as tardes, aprendendo e recordando como é voltar de novo aos bancos de escola.
Nesta manha de segunda-feira foi a Fátima que cumpriu mais um aniversário e resolveu festeja-lo com as suas amigas, os seus colegas e alguns professores.
A manhã foi divertida e bem-disposta. Bolos, doces, bebidas e muita alegria foram alguns dos ingredientes desta festa que se prolongou por toda a manhã.
A revista Sénior esteve lá para felicitar a aniversariante e desejar-lhe muitas felicidades. 
Fátima, foram 36 ou 63?
Já não nos recordamos.
De qualquer modo parabéns.
António Pinto

Vídeo já disponível aqui.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Poesia: "Amores Tropicais" venceu na categoria Sénior

Francisco Mateus, o vencedor na categoria Sénior
Francisco Mateus
Francisco Mateus é o grande vencedor do XVII Concurso de poesia, organizado pela Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, na categoria Sénior, com o poema Amores Tropicais.
A cerimónia oficial da divulgação e entrega de prémios decorreu ao início da tarde desta quarta-feira, 16 de Maio, no auditório da Secundária elvense, perante uma grande plateia maioritariamente juvenil mas onde também alguns seniores marcaram presença.
Dando continuidade a uma prática que vai já na XVII edição, a Secundária D. Sancho II resolveu desta vez inovar premiando também um aluno do primeiro ciclo (categoria infantil) e outro aluno da Universidade Sénior, para além dos jovens da Secundária. Na categoria Juvenil a grande qualidade de trabalhos foi marcante e obrigou o júri a atribuir dois prémios nesta categoria.
Visivelmente emocionado, Francisco Mateus, adiantou que este poema foi escrito e é dedicado a uma moça que conheceu em Cabo Verde, onde cumpriu o Serviço Militar e onde, confidenciou, também fez "as suas diabruras".
Amores Tropicias é, nas palavras do júri um "hino ao amor tipificado na metáfora da Sereia".

...
E se entre a chuva setires sabor a sal,
São lágrimas minhas por saudades tuas.
...
Luís Porfírio

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Sénior já está no MeoKanal

Várias têm sido as vozes que diariamente nos chegam, dando conta de dificuldades nomeadamente no acesso aos vídeos. 
A "Sénior" está no MeoKanalPois bem, porque não queremos que nenhum dos Séniores envolvidos neste projecto fique privado de ver tudo aquilo que vamos divulgando, por dificuldades no acesso ou na ligação à internet, criámos um novo canal alternativo e desta vez na sua televisão. No Meo Kanal.
Agora, poderá assistir aos vídeos por nós produzidos, no conforto do seu sofá, bastando para o efeito que prima o botão verde do seu comando e insira o número 581392.

domingo, 13 de maio de 2012

Poesia motivou Seniores elvenses a Concurso da Secundária D. Sancho II

O XVII Concurso de Poesia organizado pela Escola Secundária D. Sancho II de Elvas terá o seu epílogo no próximo dia 16 de Maio (quarta-feira), pelas 12:00 horas no Anfiteatro da Escola, com a divulgação dos vencedores e a entrega dos respectivos prémios.
Escola Secundária D. Sancho II
imagem Geomentor
A concurso foram apresentados mais de uma centena de trabalhos que um júri, composto por cinco personalidades do mundo académico, apreciou detalhadamente e decidiu pelos vencedores nas categorias infantil, juvenil e sénior. Os concorrentes são oriundos das Escolas Secundárias de Elvas (D. Sancho II) e Campo Maior, da EB 2,3 nº 1 de Elvas, da Escola Primária de Santa Luzia e também da Universidade Politécnica Sénior de Elvas.
A cerimónia da entrega de prémios é aguardada com grande interesse, contará com muita animação musical e esperam-se algumas surpresas. A Revista Sénior estará presente em mais este evento que desde o primeiro momento cativou os Seniores elvenses, a ponto de ser grande a expectativa da sua participação.
Luís Porfírio

sábado, 12 de maio de 2012

SÉNIORGYM – VII Festival de Ginástica, Saúde e Vida Activa regressa ao Alentejo no próximo dia 19 de Maio

A Federação de Ginástica de Portugal conjuntamente com a Câmara Municipal de Campo Maior vai organizar no próximo dia 19 de Maio o SéniorGym - VII Festival de Ginástica, Saúde e Vida Activa.
V SeniorGymn, Vila Viçosa

Considerado um dos grandes eventos da Federação de Ginástica que se realiza no nosso país, este ano o Festival, que já vai na sétima edição, regressa ao Alentejo.

Depois dos eventos realizados em Mafra, Torres Vedras, Oliveira de Azeméis e Évora, cabe agora a Campo Maior receber este evento, que para José Carlos Manaças, Director Técnico da Federação “não é mais que uma grande jornada de convívio que tem como objectivo promover a actividade física e um estilo de vida saudável junto de todos os que se dedicam à prática desportiva na melhor idade”.

Cerca de mil participantes de várias zonas do país vão encontrar-se na localidade de Campo Maior, para conviver através da actividade física.

Foram várias as actividades preparadas para esta edição 2012, que segundo o responsável técnico “ variam de acordo com a especificidade da região onde se realiza o evento”.

À semelhança de anos anteriores esta edição começa com um Fórum onde há oportunidade de troca de conhecimentos, de experiências daquilo que se faz em todos os pontos do país, para melhor se preparar a actividade da população sénior.

Durante todo o dia os participantes vão ter ainda diversos Workshops, jogos tradicionais, demonstrações de ginástica, passeios pedestres, actividades que fazem deste dia um dia de convívio e de boa disposição.

O SéniorGym é, assim, uma excelente oportunidade de convívio entre todos (treinadores e praticantes) os que se dedicam à prática desportiva na melhor idade, num local magnífico do nosso país. 
António Pinto

terça-feira, 8 de maio de 2012

Universidades Sénior de todo o país reunidas em Encontro Nacional

O Parque Municipal de Exposições (Expotorres), em Torres Vedras acolheu no passado sábado, 5 de Maio, o XI Encontro Nacional de Universidades Sénior, com a participação de milhares de alunos Sénior de todo o país. 

A Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, foi a grande obreira e esmerou-se na organização de um evento que reuniu dezenas de Universidades Seniores vindas dos mais díspares locais do país (incluindo ilhas).
O encontro contou com um passeio pedestre pela zona histórica da cidade e visita à Feira Rural onde a animação andou de mãos dadas com os participantes. Depois de almoço, seguiram-se actividades de animação, desfile de bandeiras e passagem de testemunho. Ouve ainda oportunidade para o habitual “pé de dança”.
Muitas centenas de participantes tiveram a possibilidade de desfrutar de um dia diferente, entre a camaradagem e o convívio, num encontro que se vem repetindo desde 2011, altura em que Luís Jacob, actual presidente da Rede Universidades da Terceira Idade (RUTIS), criou a que seria a primeira Universidade Sénior do país.
Daí para cá a rede universitária para a terceira idade tem vindo a aumentar e o número de participantes acompanha igualmente esse ritmo de forma assinalável. Actualmente é de 190 o total de universidades em território nacional para um universo de 30.000 alunos.
O momento alto neste encontro esteve guardado para o final da tarde e contou com a passagem de testemunho. A Universidade Sénior de Elvas recebeu o guião da RUTIS e tem agora em mãos esta tarefa acrescida de programar e levar a efeito o XII Encontro Nacional, que deverá ter lugar no próximo ano na cidade raiana.
Luís Porfírio

Politécnico de Portalegre volta a apostar nos Seniores

No passado dia 2 de Maio o Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Joaquim Mourato, adiantou, em primeira mão à Revista Sénior, que os próximos três meses de verão podem ser meses de aprendizagem para os mais velhos. 
Joaquim Mourato, Presidente do IPP
Quase a terminar mais um ano lectivo no IPP, e com as inscrições de alunos com mais de 50 anos a crescerem consideravelmente nos cursos gerais para maiores de 23 anos, Joaquim Mourato falou-nos de que passados cerca de seis anos e apesar de não ter sido bem-sucedido está em plano de estudo a reabertura de uma Universidade Sénior no Instituto. 
Questionado sobre quais as causas que fizeram com que o politécnico sénior não tivesse sido bem-sucedido Mourato afirmou apenas que "não houve vontade, não houve procura" e assumiu ainda que "o projecto foi mal montado."
Contudo e apesar de já existir uma universidade sénior na cidade, o presidente garante que "o IPP está a fazer um grande trabalho em qualificar gente activa".
Desta feita a preparação deste novo projecto vai ser realizada de forma diferente, não apresentando uma formatação concreta dos objectivos da universidade sénior, mas sim apresentar um programa que corresponda às necessidades desses mesmos alunos. Para tal Joaquim Mourato afirmou que será necessário "criar um grupo de pessoas com disponibilidade para ensinar e aprender e com interesse e motivação de explicar esse mesmo projecto".
Admitindo que a Universidade Sénior poderá ser a realização de um sonho para muitos, Joaquim Mourato acredita que relacionar à educação, ao ensino e à formação esta fase da vida é muito interessante pois "transmite a ideia de que ainda se está a fazer alguma coisa, ainda se tem coisas para aprender e isto é a continuidade e não de término da vida." 
Joana Santos

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nutrição e Saúde Oral reuniu mais de 100 seniores

Foi no Centro de Congressos do município de Portalegre, que no dia 24 de Abril, pelas 10 horas, teve início uma sessão de esclarecimento sobre saúde e bem-estar na terceira idade, reunindo mais de uma centena de participantes.
O Centro de Congressos acolheu o workshopInserida nas comemorações do décimo aniversário da “Vivacidade Sénior” a palestra, com uma duração que superou as duas horas, contou com uma plateia recheada de seniores onde se incluíram 60 espanhóis e mais de 80 portalegrenses.
Pedro Barbas, responsável pelo projecto, confessou à revista Sénior que “a finalidade é proporcionar aos seniores de Portalegre entretenimento e uma melhor qualidade de vida”. 
“Saber Comer de Forma Saudável” e “A Saúde Oral está ao Alcance de Todos”, foram os temas abordados pela nutricionista Ana Trindade, do Gabinete de Dietética, pela higienista Oral Ângela Couto e por Maria do Rosário Pires, do Gabinete de Saúde Pública, que fizeram questão de alertar e prevenir para eventuais problemáticas. 
No decorrer destes workshops, os seniores tiveram ainda pela frente o desafio de por à prova as suas capacidades físicas, um repto lançado pelo responsável do projecto e bem aceite pelos participantes.
De uma forma natural este desafio traduziu-se em muita animação tal como nos deu conta Rosa Gadelha, um dos membros do grupo “Vivacidade Sénior” que manifestou o seu agrado simplesmente porque “as actividades até nos fazem bem, pois parar é morrer”. Esta sénior não esconde que gosta “de ir para a ginástica e de lá estar até ao fim da minha vida”.
No final a comissão organizadora mostrou-se satisfeita e optimista relativamente às actividades desenvolvidas para a prática de um envelhecimento activo e os responsáveis pelas temáticas abordadas acreditam que “de facto são necessárias estas palestras e estes temas, pois a população ainda desconhece certos hábitos que deveria ter”. Por outro lado Pedro Barbas adiantou ainda que “o desafio neste momento é tentar manter a qualidade do projecto com o número cada vez mais elevado de inscrições e com cada vez menos recursos humanos”.
O dia terminaria por volta das 16 horas, depois de uma visita guiada pela Fábrica Robinson. 
Joana Santos

À conversa com ... José Mata




José Mata
é aluno da Universidade Sénior de Elvas e acedeu em falar connosco para nos contar um pouco da sua história de vida e das novas experiências que está a viver aos 63 anos de idade.


José Mata
Foi há três anos que conheceu a Universidade Sénior, acabado de se reformar depois de 34 anos de trabalho ao serviço de uma instituição bancária. Enfrentar uma nova vida sem horários e com muito tempo disponível, fê-lo pensar na forma de ocupar as muitas horas que tinha para si durante o dia.
Ficar em casa afastado de tudo e de todos era impensável até porque desde há muito que estava habituado ao relacionamento e contacto com amigos e conhecidos, e ele sentia-se ainda um homem ativo e dinâmico e não pensava parar.
Regressar aos bancos de escola era a alternativa que lhe permitia continuar a viver e desfrutar. Voltar aos seus tempos de juventude era possível apesar dos seus 63 anos. Entrou para a Universidade Sénior de Elvas e diz-se ”realizado e satisfeito com o trabalho que executa”.
Sente-se apoiado pelos seus, esposa, filhas e netos, que o estimulam e ajudam nesta nova fase da sua vida.
“Não posso ficar parado em casa a pensar nos problemas e na vida, nem aconselho a ninguém que o faça”, confessou-nos numa entrevista que desenvolveremos na íntegra e que poderá ler no próximo número da Revista Sénior.

A não perder.
António Pinto

terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Seniores nos "10 Anos de Vivacidade"

No âmbito do programa “ 10 anos de Vivacidade Sénior “ lançado pela autarquia portalegrense, decorrem entre 23 e 24 de Abril, nas antigas instalações da Robinson, em Portalegre, diversas actividades dirigidas ao público dos 8 aos 80 anos. 
O dia 23 foi marcado por visitas várias às antigas instalações da Fábrica Robinson de alunos das escolas de Portalegre acompanhados por antigos funcionários daquela unidade fabril e por membros da Fundação Robinson. 
Estas visitas realizam-se às 10, 11 e 14 horas e destinam-se não só aos mais jovens, como também ao público em geral. 
Para Pedro Barros responsável por este Projeto esta é "uma forma de dar a conhecer aos jovens de hoje, e visitantes em geral, um pouco da história da cidade e do passado desta fábrica que tanto marcou a vida dos portalegrenses".
Para terça-feira dia 24 está prevista a realização de vários workshops de saúde oral e de nutrição, que contam com a presença de 150 seniores portugueses e 70 seniores espanhóis, da localidade de Los Santos de Maimona, em Badajoz. Estes seniores vindos da vizinha Espanha são participantes do SéniorLab, um Centro de Experiências Tecnológicas para Seniores , inserido no Projeto Cetiex.


Contamos trazer aqui mais informação.
 António Pinto

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aniversário na Sénior

Podia ter sido uma segunda–feira como tantas outras. 
Mas esta acabou por ser diferente para assinalarem o aniversário de Carlos Beirão, o professor de Português. 

Um pequeno almoço diferente

Os alunos inscritos nesta cadeira resolveram festejar este dia com um bolo e alguns petiscos que tornaram esta manhã diferente. 
Afinal ”cumprir 42 anos não acontece todos os dias”, dizia uma das alunas com quem falei a propósito desta pequena festa. 
Tinha sido preparada com antecedência e com a ajuda de todos. E resultou. 
Esta foi a forma diferente de mostrar o carinho e a amizade que nutrem por este companheiro, porque de um companheiro que se trata, e mais do que isso de “ um amigo “, dizia uma outra aluna. Para Carlos Beirão, o professor homenageado, “esta é uma amizade que vai amadurecendo com o tempo”
Conversa puxa conversa e a festa lá continuou no convívio mais são que se possa imaginar. 

Afinal ser-se sénior tem as suas vantagens.
Texto: António Pinto
Imagem: Luís Porfírio


terça-feira, 17 de abril de 2012

Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações

Preocupa-o envelhecer? Ou o seu papel na sociedade quando tiver 60, 70 ou 80 anos? Há muito para viver depois dos 60, e a sociedade está a valorizar cada vez mais a contribuição das pessoas idosas.  É isso que significa envelhecimento activo: tirar mais e não menos partido da vida à medida que se envelhece, tanto no trabalho como em casa ou na comunidade. E isso não só afecta cada pessoa individualmente, mas também a sociedade no seu conjunto.

O Facebook não é só para jovens

Já não são só os mais novos que utilizam e potenciam as redes sociais. Isabel Moreira, aluna do curso sénior de Ciência, Tecnologia e Cidadania na Universidade Técnica de Lisboa (UTL), montou, em conjunto com os colegas, uma rede social na plataforma Ning, um serviço que permite a qualquer pessoa criar uma rede social própria. E também já fizeram um livro electrónico.

Ser Sénior é ser Rei

Ser sénior é ter o doce sabor de viver, ser solidário com a natureza, com as crianças…com todos. Ser sénior é ser feliz. É ter a idade da inocência, do saber e do amor. Saber histórias…aquelas que a vida lhe ensinou. Ser sénior é ser rei…é ser maior! (anónimo)